PLANTÃO CHESP: 0800 62 2003

Trabalhar no presente garantindo o futuro! É pensando
assim que a CHESP investe há mais de 60 anos no
desenvolvimento do Vale do São Patrício.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2005/2006

Aquecimento Solar e substituição de lâmpadas incandescentes

Objetivo:

O Programa de Eficiência Energética, ciclo 2005/2006 teve como objetivo principal a troca de chuveiros elétricos por aquecimento solar e substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.


Abrangência:

O primeiro projeto foi realizado no abrigo Lar Antônio Nunes Filho, Município de Rialma, Estado de Goiás, onde existem 3 (três) chuveiros elétricos instalados. O unidade consumidora é atendida no subgrupo tarifário de baixa tensão.

O segundo projeto foi realizado em 630 residências atendidas no subgrupo tarifário de baixa tensão, que se enquadrem como consumidores de baixa renda, nos Municípios de Ceres e Rialma.


Energia Economizada e Demanda evitada no horário de ponta:

Com a troca de chuveiros elétricos por aquecimento solar espera-se economizar 2,81 MWh/ano e reduzir 7,92 kW de demanda em horário de ponta e com a substituição da lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, espera-se economizar 248,3 MWh/ano e retirar 27,2 kW de demanda em horário de ponta.


Detalhamento do projeto:

No primeiro projeto foram substituídos 3 (três) chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar. Este sistema é constituído por 8 (oito) Coletores Solares, 1 (um) Reservatório de 1.200 litros, 3 (três) misturadores de água e tubulações de água quente. O nível de tensão de fornecimento das duas unidades consumidoras é 220 / 380 V.

No segundo projeto, voltado aos consumidores de baixa renda, foram substituídas lâmpadas incandescentes de 60 W por lâmpadas fluorescentes compactas de 15 W, atendendo 630 famílias com 2.520 lâmpadas. Contudo, foram distribuídas 6.125 lâmpadas a 1.618 lares enquadrados em programas de tarifas sociais. 

 

Imagens