PLANTÃO CHESP: 0800 62 2003

Trabalhar no presente garantindo o futuro! É pensando
assim que a CHESP investe há mais de 60 anos no
desenvolvimento do Vale do São Patrício.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2006/2007

Atendimento a Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo

 

Objetivo:

O Programa de Eficiência Energética, ciclo 2006/2007, teve como objetivo principal reduzir custos com energia e aumentar a quantidade de energia oferecida sem alteração da geração. Para tal, foram substituídas lâmpadas e refrigeradores de baixa eficiência por outros com alta eficiência, escolhidos com base em avaliações do Inmetro e Procel.


Abrangência:

A abrangência deste projeto limitou-se ao município de Nova Glória, Estado de Goiás.


Energia Economizada e Demanda evitada no horário de ponta:

Com estas ações espera-se economizar 84,5145 MWh/ano e reduzir 26,7317 kW de demanda em horário de ponta, conseqüentemente evitar o investimento de R$ 32.850,82 no sistema elétrico brasileiro. A redução de energia consumida prevista representa 0,878711% do consumo da cidade e 0,10694% da energia comercializada pela CHESP.


Detalhamento do projeto:

No projeto foram substituídos 45 refrigeradores de baixo rendimento, por refrigeradores eficientes com selo Procel e 1.100 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.

A substituição foi limitada a 4 lâmpadas e 1 refrigerador por unidade consumidora. Quando em uma residência foi identificado um refrigerador em boas condições, somente foram substituídas as lâmpadas e vice-versa.

Todos os equipamentos substituídos foram recolhidos para posterior descarte em local apropriado. No ato da instalação, o cliente assinou um termo de recebimento para rastreamento na etapa seguinte, durante a avaliação do projeto, de forma que é possível acompanhar, pela análise mensal das contas dos clientes, os reais resultados da economia.

Dentro da comunidade escolhida para integrar o projeto, a determinação das unidades consumidoras contempladas seguiu os seguintes critérios de prioridade:

    * ser consumidor beneficiado pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP;
    * estar em dia com as obrigações financeiras junto à CHESP.

Impactos sociais e ambientais - Descarte das geladeiras:

Todos refrigeradores substituídos foram recolhidos, identificados e relacionados. Após recolhimento foram enviados para extração de gases tóxicos e outros resíduos prejudiciais ao meio ambiente (espuma de isolamento térmico).

Para descarte das geladeiras e tratamento do CFC foi feita parceria com um representante local de um fabricante de refrigeradores, Refrigeração Centerleste Ltda., certificado pelo IBAMA para atividades diversas relacionadas ao manuseio do CFC. Este extraiu o CFC e enviou para a Bandeirantes Refrigeração Comercial Ltda., CNPJ.: 59.248.195.0001-36, certificada pelo IBAMA, CETESB assim como cadastrada no PNUD para tratamento de CFC.

A sucata foi vendida e a renda revertida para aplicação nas próprias comunidades.