PLANTÃO CHESP: 0800 62 2003

Trabalhar no presente garantindo o futuro! É pensando
assim que a CHESP investe há mais de 60 anos no
desenvolvimento do Vale do São Patrício.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2007/2008

Objetivos

O principal objetivo deste projeto relaciona-se a ações de eficiência energética, no intuito de reduzir custos com energia e aumentar a quantidade de energia oferecida sem alteração da geração. Para tal pretende-se substituir lâmpadas e refrigeradores de baixa eficiência por outros com alta eficiência, escolhidos com base em avaliações do Inmetro e Procel. 

Com estas ações espera-se economizar 84,5145 MWh/ano e reduzir 26,731726 kW de demanda em horário de ponta, conseqüentemente postergando o investimento no sistema elétrico equivalente ao custo anual de R$ 36977,03 , nos quatro primeiros anos de projeto, e R$ 3770,99 , nos seis anos restantes.

 Descrição e Detalhamento

O projeto prevê a substituição de 45 refrigeradores de baixo rendimento, por refrigeradores eficientes com selo Procel, e 1100 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.

A substituição será limitada a 4 LCF e 1 refrigerador por unidade consumidora. Quando em uma residência for identificado um refrigerador em boas condições, somente serão substituídas as LCF. Caso uma residência possua refrigerador em condições de substituição e lâmpadas incandescentes de potência elétrica equivalente às previstas do projeto trocar-se-ão refrigerador e lâmpadas.

Todos os equipamentos substituídos serão recolhidos para posterior descarte em local apropriado. E no ato da instalação o cliente assinará um termo de recebimento para rastreamento na etapa seguinte, durante a avaliação do projeto, de forma que seja possível acompanhar, pela análise mensal das contas dos clientes, os reais resultados da economia.

Dentro da comunidade escolhida para integrar o projeto, a determinação das unidades consumidoras a serem contempladas deverá seguir os seguintes critérios de prioridade:

ser consumidor beneficiado pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP;

estar em dia com as obrigações financeiras junto à CHESP.

 Abrangência

A abrangência deste projeto limita-se ao município de Rianápolis. Em relação ao mercado da Chesp o município possui atualmente 5,58% de consumidores do sistema requerendo 9,04% da energia do sistema.

 Metas e Benefícios

A implantação do projeto como um todo, incluindo a troca de lâmpadas e a substituição de refrigeradores, apresentará para a empresa uma redução no consumo de energia de 84,5145 MWh/ano e uma redução de demanda no horário de ponta de 26,7317 kW.

 Plano de descarte de geladeiras

Todos refrigeradores substituídos serão recolhidos, identificados e relacionados. Após recolhimento serão enviados para extração de gases tóxicos e outros resíduos prejudiciais ao meio ambiente (espuma de isolamento térmico).

Para descarte das geladeiras e tratamento do CFC será mantido o contrato celebrado entre a Chesp e o Ministério do Meio Ambiente. Técnicos da Chesp extrairão o CFC que será enviado para Bandeirantes Refrigeração Comercial Ltda, CNPJ.: 59.248.195.0001-36, certificada pelo IBAMA, CETESB assim como cadastrada no PNUD para tratamento de CFC.

A sucata será vendida e a renda revertida para aplicação nas próprias comunidades.