PLANTÃO CHESP: 0800 62 2003

Trabalhar no presente garantindo o futuro! É pensando
assim que a CHESP investe há mais de 60 anos no
desenvolvimento do Vale do São Patrício.

Luz para Todos

O Governo Federal iniciou em 2004 o “Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos” com o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural.

O Programa foi coordenado pelo Ministério das Minas e Energia com participação da Eletrobrás.

As famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.

Por isso, o objetivo do Programa era levar a energia elétrica a estas comunidades para que elas a utilizassem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.

A CHESP participou deste programa e até o presente momento construiu 191 km de redes de distribuição, utilizou 1.652 postes de concreto, instalou 394 transformadores para atendimento de 468 propriedades e beneficiou, aproximadamente, 2.000 pessoas.

Em nossa região podemos constatar que a eletrificação rural, além de fixar o homem no campo, agrega valores das áreas urbanas ao meio rural como televisores e geladeiras nas residências, agrega ainda os trituradores para fazer ração para o gado e as bombas d’agua que facilitam a vida do homem do campo. As áreas irrigadas, além de aumentar a produtividade das atividades agrícolas, diminuem os riscos advindos dos humores do tempo.

A CHESP se orgulha de ter participado deste programa de elevado cunho social e de ter sido também propulsora do desenvolvimento da região.