SAC Chesp

Eficiência Energética



PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2009/2010

Apresentação

O Projeto de Eficiência Energética CHESP, do ciclo 2009/2010, foi do tipo “Atendimento a comunidades de baixo poder aquisitivo” e objetivou a substituição de equipamentos ineficientes.

Os consumidores atendidos foram selecionados de acordo com dois critérios de prioridade:

• Ser consumidor beneficiado pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP; 

• Estar em dia com as obrigações financeiras junto à CHESP.

As unidades consumidoras selecionadas teriam os refrigeradores e as lâmpadas incandescentes substituídos por refrigeradores de maior eficiência, comprovado pelo selo Procel, e por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) de menor potência nominal. Dos 90 refrigeradores previstos no projeto, foram substituídos 92, e das 1.100 lâmpadas LFC prevista, foram substituídas 800, sendo limitados a um refrigerador e quatro LFC por unidade consumidora. O descarte dos materiais substituídos foi feito de modo apropriado, observando todas as normas ambientais aplicáveis, e a sucata vendida e a renda revertida para a comunidade atendida. Com estas ações espera-se economizar 102,20 MWh/ano e reduzir 30,93 kW de demanda em horário de ponta.

Abrangência

O Projeto atendeu consumidores de baixo poder aquisitivo no município de Uruana-Go, situado na região do Vale do São Patrício. Conforme censo IBGE de 2007, a população de Uruana é de 13.712 habitantes. Desta forma, o projeto atendeu 1,6044% da população do município. No entanto, como o projeto visou à população de baixo poder aquisitivo, dentro desta faixa da população, a abrangência do projeto é, obviamente, maior. A redução de energia consumida prevista representa 1,01298% do consumo da cidade e 0,12463% da energia comercializada pela CHESP.

 

Imagem 1