Atendimento via WhatsApp

Trabalhar no presente garantindo o futuro! É pensando
assim que a CHESP investe há mais de 71 anos no
desenvolvimento do Vale do São Patrício

Por que a tarifa de energia é diferente em cada estado?

20/01/2022 às 10:04 - Informações & Destaques - Informativo

A tarifa de energia já foi única em todo o Brasil. As concessionárias possuíam o direito a uma remuneração garantida porque o regime de regulação era pelo custo do serviço. As áreas de uma concessão que obtivessem remuneração superior à garantida recolhiam o excedente a um fundo do qual as distribuidoras com rentabilidade inferior à garantida retiravam a diferença. 

 

A partir de 1995, a tarifa de energia elétrica passou a ser fixada por concessionária, ou seja, tarifa pelo preço e não mais pelo custo do serviço, dando início à regulação por incentivos, onde as distribuidoras são incentivadas a se tornarem de forma contínua eficientes. As revisões tarifárias e reajustes tarifários passaram, então, a considerar as características de cada área de concessão, tais como o número de consumidores, a densidade do mercado (quantidade de energia distribuída a partir de uma determinada infraestrutura), os quilômetros da rede de distribuição de cada empresa, o custo da energia comprada pelas distribuidoras. A área de concessão é o território de atuação de cada distribuidora, que pode ser igual, maior ou menor que um estado. 

 

Saiba mais em: aneel.gov.br 

 

CHESP, há 72 anos trabalhando para o desenvolvimento do Vale de São Patrício.

0800 062 2003

www.chesp.com.br

#CHESP #conscientização #consumoconscienteja #energia #economize #tarifadeenergia #energiaeletrica #rialma #ceres #goias