CHESP

Eficiência Energética

Programa de Eficiência e Energética - PEE

É de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL a regulamentação da lei que, atualmente, é disciplinada pela Resolução Normativa N.º 300, de 12 de fevereiro de 2008.

Em conformidade com a Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, o art. 24 da Lei no 10.438, de 26 de abril de 2002, o art. 12 da Lei no 10.848, de 15 de março de 2004, e o art. 1o da Lei no 11.465, de 28 de março de 2007, as concessionárias de serviços públicos de distribuição, transmissão ou geração de energia elétrica, as permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e as autorizadas à produção independente de energia elétrica, excluindo-se, por isenção, aquelas que geram energia exclusivamente a partir de instalações eólica, solar, biomassa, cogeração qualificada e pequenas centrais hidrelétricas, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita operacional líquida em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, segundo regulamentos estabelecidos pela ANEEL.

O Manual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica estabelece as diretrizes e orientações para a elaboração de projetos de P&D regulados pela ANEEL. Os projetos de P&D deverão estar pautados pela busca de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado das empresas de energia elétrica. A pesquisa empresarial no setor de energia elétrica deverá ter metas e resultados previstos bem definidos, porque é diferente da pesquisa acadêmica pura, que se caracteriza pela liberdade de investigação. A ANEEL é responsável pela avaliação e fiscalização da execução dos projetos para reconhecimento dos investimentos realizados. A atividade de fiscalização poderá ser delegada às agências estaduais de regulação, de acordo com termos definidos em contratos ou convênios de cooperação

A Companhia Hidroelétrica São Patrício – CHESP tem-se preocupado, ao longo dos anos, com o uso racional da energia elétrica. Nos anos 80, a empresa incentivou as Prefeituras a substituírem as lâmpadas incandescentes e mistas pelas de vapor de mercúrio, implantou tarifas horosazonais para os maiores consumidores industriais, comerciais e irrigantes. Nos anos 90, a CHESP, em que pese o fato de ter realizado um vigoroso programa de eletrificação rural alcançando uma média de 96,0% de propriedades rurais eletrificadas, continuou a promover melhorias no seu sistema e incentivou seus consumidores a trocar lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas, participou do Programa Reluz efetuando a substituição de 3.614 luminárias, economizando 1.002,27 MWh/ano e com uma demanda evitada de 228,82 kW.

Há 8 anos, a CHESP iniciou o desenvolvimento e implantação de programas de eficiência energética em diversos segmentos de consumo da empresa, porém a maioria dos programas são voltados para as áreas carentes onde a indisponibilidade de recursos próprios impede que esta camada da população consiga adequar suas instalações para redução do consumo de energia elétrica. Entre os projetos desenvolvidos, pode-se destacar aqueles focados em clientes residenciais onde a CHESP atuou na adequação das instalações elétricas das residências com a troca de equipamentos ineficientes por outros eficientes e orientação dos moradores para criarem o hábito do consumo racional da energia, buscando a redução do consumo e da demanda no horário de ponta.

Os últimos programas implantados foram:

PEE CICLO 2005/2006

PEE CICLO 2006/2007

PEE CICLO 2007/2008

PEE CICLO 2008/2009

PEE CICLO 2009/2010

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2005/2006

Aquecimento Solar e substituição de lâmpadas incandescentes

Objetivo:

O Programa de Eficiência Energética, ciclo 2005/2006 teve como objetivo principal a troca de chuveiros elétricos por aquecimento solar e substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.


Abrangência:

O primeiro projeto foi realizado no abrigo Lar Antônio Nunes Filho, Município de Rialma, Estado de Goiás, onde existem 3 (três) chuveiros elétricos instalados. O unidade consumidora é atendida no subgrupo tarifário de baixa tensão.

O segundo projeto foi realizado em 630 residências atendidas no subgrupo tarifário de baixa tensão, que se enquadrem como consumidores de baixa renda, nos Municípios de Ceres e Rialma.


Energia Economizada e Demanda evitada no horário de ponta:

Com a troca de chuveiros elétricos por aquecimento solar espera-se economizar 2,81 MWh/ano e reduzir 7,92 kW de demanda em horário de ponta e com a substituição da lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, espera-se economizar 248,3 MWh/ano e retirar 27,2 kW de demanda em horário de ponta.


Detalhamento do projeto:

No primeiro projeto foram substituídos 3 (três) chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar. Este sistema é constituído por 8 (oito) Coletores Solares, 1 (um) Reservatório de 1.200 litros, 3 (três) misturadores de água e tubulações de água quente. O nível de tensão de fornecimento das duas unidades consumidoras é 220 / 380 V.

No segundo projeto, voltado aos consumidores de baixa renda, foram substituídas lâmpadas incandescentes de 60 W por lâmpadas fluorescentes compactas de 15 W, atendendo 630 famílias com 2.520 lâmpadas. Contudo, foram distribuídas 6.125 lâmpadas a 1.618 lares enquadrados em programas de tarifas sociais. 


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PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2006/2007

Atendimento a Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo

 

Objetivo:

O Programa de Eficiência Energética, ciclo 2006/2007, teve como objetivo principal reduzir custos com energia e aumentar a quantidade de energia oferecida sem alteração da geração. Para tal, foram substituídas lâmpadas e refrigeradores de baixa eficiência por outros com alta eficiência, escolhidos com base em avaliações do Inmetro e Procel.


Abrangência:

A abrangência deste projeto limitou-se ao município de Nova Glória, Estado de Goiás.


Energia Economizada e Demanda evitada no horário de ponta:

Com estas ações espera-se economizar 84,5145 MWh/ano e reduzir 26,7317 kW de demanda em horário de ponta, conseqüentemente evitar o investimento de R$ 32.850,82 no sistema elétrico brasileiro. A redução de energia consumida prevista representa 0,878711% do consumo da cidade e 0,10694% da energia comercializada pela CHESP.


Detalhamento do projeto:

No projeto foram substituídos 45 refrigeradores de baixo rendimento, por refrigeradores eficientes com selo Procel e 1.100 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.

A substituição foi limitada a 4 lâmpadas e 1 refrigerador por unidade consumidora. Quando em uma residência foi identificado um refrigerador em boas condições, somente foram substituídas as lâmpadas e vice-versa.

Todos os equipamentos substituídos foram recolhidos para posterior descarte em local apropriado. No ato da instalação, o cliente assinou um termo de recebimento para rastreamento na etapa seguinte, durante a avaliação do projeto, de forma que é possível acompanhar, pela análise mensal das contas dos clientes, os reais resultados da economia.

Dentro da comunidade escolhida para integrar o projeto, a determinação das unidades consumidoras contempladas seguiu os seguintes critérios de prioridade:

    * ser consumidor beneficiado pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP;

    *estar em dia com as obrigações financeiras junto à CHESP.

Impactos sociais e ambientais – Descarte das geladeiras:

Todos refrigeradores substituídos foram recolhidos, identificados e relacionados. Após recolhimento foram enviados para extração de gases tóxicos e outros resíduos prejudiciais ao meio ambiente (espuma de isolamento térmico).

Para descarte das geladeiras e tratamento do CFC foi feita parceria com um representante local de um fabricante de refrigeradores, Refrigeração Centerleste Ltda., certificado pelo IBAMA para atividades diversas relacionadas ao manuseio do CFC. Este extraiu o CFC e enviou para a Bandeirantes Refrigeração Comercial Ltda., CNPJ.: 59.248.195.0001-36, certificada pelo IBAMA, CETESB assim como cadastrada no PNUD para tratamento de CFC.

A sucata foi vendida e a renda revertida para aplicação nas próprias comunidades.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2007/2008

Objetivos

O principal objetivo deste projeto relaciona-se a ações de eficiência energética, no intuito de reduzir custos com energia e aumentar a quantidade de energia oferecida sem alteração da geração. Para tal pretende-se substituir lâmpadas e refrigeradores de baixa eficiência por outros com alta eficiência, escolhidos com base em avaliações do Inmetro e Procel. 

Com estas ações espera-se economizar 84,5145 MWh/ano e reduzir 26,731726 kW de demanda em horário de ponta, conseqüentemente postergando o investimento no sistema elétrico equivalente ao custo anual de R$ 36977,03 , nos quatro primeiros anos de projeto, e R$ 3770,99 , nos seis anos restantes.

 Descrição e Detalhamento

O projeto prevê a substituição de 45 refrigeradores de baixo rendimento, por refrigeradores eficientes com selo Procel, e 1100 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.

A substituição será limitada a 4 LCF e 1 refrigerador por unidade consumidora. Quando em uma residência for identificado um refrigerador em boas condições, somente serão substituídas as LCF. Caso uma residência possua refrigerador em condições de substituição e lâmpadas incandescentes de potência elétrica equivalente às previstas do projeto trocar-se-ão refrigerador e lâmpadas.

Todos os equipamentos substituídos serão recolhidos para posterior descarte em local apropriado. E no ato da instalação o cliente assinará um termo de recebimento para rastreamento na etapa seguinte, durante a avaliação do projeto, de forma que seja possível acompanhar, pela análise mensal das contas dos clientes, os reais resultados da economia.

Dentro da comunidade escolhida para integrar o projeto, a determinação das unidades consumidoras a serem contempladas deverá seguir os seguintes critérios de prioridade:

ser consumidor beneficiado pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP;

estar em dia com as obrigações financeiras junto à CHESP.

 Abrangência

A abrangência deste projeto limita-se ao município de Rianápolis. Em relação ao mercado da Chesp o município possui atualmente 5,58% de consumidores do sistema requerendo 9,04% da energia do sistema.

 Metas e Benefícios

A implantação do projeto como um todo, incluindo a troca de lâmpadas e a substituição de refrigeradores, apresentará para a empresa uma redução no consumo de energia de 84,5145 MWh/ano e uma redução de demanda no horário de ponta de 26,7317 kW.

 Plano de descarte de geladeiras

Todos refrigeradores substituídos serão recolhidos, identificados e relacionados. Após recolhimento serão enviados para extração de gases tóxicos e outros resíduos prejudiciais ao meio ambiente (espuma de isolamento térmico).

Para descarte das geladeiras e tratamento do CFC será mantido o contrato celebrado entre a Chesp e o Ministério do Meio Ambiente. Técnicos da Chesp extrairão o CFC que será enviado para Bandeirantes Refrigeração Comercial Ltda, CNPJ.: 59.248.195.0001-36, certificada pelo IBAMA, CETESB assim como cadastrada no PNUD para tratamento de CFC.

A sucata será vendida e a renda revertida para aplicação nas próprias comunidades.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2008/2009

Apresentação

O Programa Eficiência Energética ciclo 2008/2009 objetivou a substituição de aparelhos ultrapassados por constituírem cargas ineficientes que contribuem para o desperdício de energia, tais quais refrigeradores velhos e lâmpadas incandescentes, de consumidores de baixa renda do município de Carmo do Rio Verde.

Espera-se aumentar a eficiência energética destes consumidores com a substituição de 5360 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) e de 130 refrigeradores classe F por refrigeradores classe A, certificados pelo selo Procel de qualidade.

Foi assinado com cada consumidor selecionado para o projeto um contrato que rege o acordo da substituição dos equipamentos. Tal contrato, entre outros detalhes, regulamenta que o consumidor deve possuir, no mínimo, quatro lâmpadas incandescentes de 60W e um refrigerador em más condições operacionais para serem substituídos de modo a retirar tais cargas ineficientes do sistema elétrico pertencente à empresa.

Foram selecionados prioritariamente os consumidores beneficiados pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP e os que estavam em dia com as obrigações financeiras com a CHESP.

Abrangência

O projeto abrangeu 1340 consumidores situados no município de Carmo do Rio Verde, situado no interior de Goiás, na microrregião de Ceres. Carmo do Rio Verde possui, conforme estimativa do censo IBGE de 2007, 12.587 habitantes. Desta forma o projeto abrangeu, aproximadamente, 8,52% da população do município. No entanto, objetivou-se a parcela da população de baixa renda de forma que, dentro desta parcela da população, a porcentagem de abrangência do projeto é maior. Em número de consumidores, representa 11,38% do total de consumidores do sistema. Já em energia requerida Carmo do Rio Verde representa 9,60% da energia requerida total do sistema.


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PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PEE CICLO 2009/2010

Apresentação

O Projeto de Eficiência Energética CHESP, do ciclo 2009/2010, foi do tipo “Atendimento a comunidades de baixo poder aquisitivo” e objetivou a substituição de equipamentos ineficientes.

Os consumidores atendidos foram selecionados de acordo com dois critérios de prioridade:

• Ser consumidor beneficiado pela tarifa social baixa renda comprovado conforme cadastro da CHESP; 

• Estar em dia com as obrigações financeiras junto à CHESP.

As unidades consumidoras selecionadas teriam os refrigeradores e as lâmpadas incandescentes substituídos por refrigeradores de maior eficiência, comprovado pelo selo Procel, e por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) de menor potência nominal. Dos 90 refrigeradores previstos no projeto, foram substituídos 92, e das 1.100 lâmpadas LFC prevista, foram substituídas 800, sendo limitados a um refrigerador e quatro LFC por unidade consumidora. O descarte dos materiais substituídos foi feito de modo apropriado, observando todas as normas ambientais aplicáveis, e a sucata vendida e a renda revertida para a comunidade atendida. Com estas ações espera-se economizar 102,20 MWh/ano e reduzir 30,93 kW de demanda em horário de ponta.

Abrangência

O Projeto atendeu consumidores de baixo poder aquisitivo no município de Uruana-Go, situado na região do Vale do São Patrício. Conforme censo IBGE de 2007, a população de Uruana é de 13.712 habitantes. Desta forma, o projeto atendeu 1,6044% da população do município. No entanto, como o projeto visou à população de baixo poder aquisitivo, dentro desta faixa da população, a abrangência do projeto é, obviamente, maior. A redução de energia consumida prevista representa 1,01298% do consumo da cidade e 0,12463% da energia comercializada pela CHESP.

 

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