CHESP

Informações ao consumidor

Itens da fatura

Nome

Descrição

ADIC. BANDEIRA VERMELHA

Indica que haverá acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

ADIC. BANDEIRA AMARELA

Indica que haverá acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

CONSUMO

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anterior com a leitura atual multiplicado pela Tarifa Homologada pela ANEEL resultando o valor em reais.

CONSUMO PONTA

Período composto por 3 horas diárias consecutivas definidas pela distribuidora considerando a curva de carga de seu sistema elétrico, aprovado pela ANEEL para toda aárea de concessão ou permissão, não se aplicando aos sábados, domingos, terça-feira de carnaval, sexta feira da Paixão, Corpus Christi e aos feriados nacionais dos dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

CONSUMO FORA DE PONTA

Período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas nos postos ponta e, para o grupo B, intermediário.

CONSUMO PERÍODO RESERVADO

Consumo medido de bombeamento de água destinada à atividade de irrigação. Art 184 REN 1.000/2021.

CONSUMO – TUSD

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anteiror com a leitura atual e Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição.

CONSUMO – TE

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anterior com a leitura atual e Tarifa de Energia.

CONSUMO PONTA – TE

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anterior com a leitura atual sendo utilizada o horário de ponta e aplicada a Tarifa de Energia.

CONSUMO PONTA – TUSD

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anterior com a leitura atual sendo utilizada o horario de ponta Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição.

CONSUMO FORA PONTA-TE

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anterior com a leitura atual sendo utilizada fora do horario de ponta e aplicada a Tarifa de Energia.

CONSUMO FORA PONTA-TUSD

Valor compreendido da diferença do registro da leitura anterior com a leitura atual sendo utilizada fora do horario de ponta Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição.

CUSTO DE DISPONIBILIDADE

Valor da taxa mínima de energia. É a quantia que a concessionária de energia cobra pela disponibilização do serviço de eletricidade aos imóveis.

COFINS

COFINS Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

DEMANDA

Média das potências elétricas ativas ou reativas, injetada ou requerida do sistema elétrico de distribuição durante um intervalo de tempo especificado.

DEMANDA PONTA

Demanda de ponta é a potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

DEMANDA FORA DE PONTA

Demanda fora de ponta é a potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

DEMANDA – TUSD

Média das potências elétricas ativas ou reativas expressa em quilowatts (kW) e quilovolt-ampère-reativo (kvar) – Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição.

DEMANDA FORA PONTA-TUSD

Média das potências elétricas ativas ou reativas expressa em quilowatts (kW) e quilovolt-ampère-reativo (kvar); Consumo compreendido entre o período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas no horário de ponta e tarifa de uso do sistema de distribuição – TUSD.

DEMANDA COMPLEMENTAR FORA PONTA

Registro de no mínimo de 3 (três) valores de demanda iguais ou superiores às contratadas a cada 12 (doze) ciclos de faturamento, contados a partir do inicio da vivencia dos contratos ou do reconhecimento da sazonalidade. (Art. 300 REN 1.000/2021).

DEMANDA COMPLEMENTAR PONTA

Registro de no mínimo de 3 (três) valores de demanda iguais ou superiores às contratadas a cada 12 (doze) ciclos de faturamento, contados a partir do inicio da vivencia dos contratos ou do reconhecimento da sazonalidade. (Art. 300 REN 1.000/2021).

DMCR

Demanda máxima corrigida.

DMCR PONTA

Demanda máxima corrigida na ponta.

DMCR FORA PONTA

Demanda máxima corrigida fora ponta.

ICMS

Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços

PIS PASEP

PIS PASEP Programa de Integralização Social (PIS) Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

ULTRAPASSAGEM PONTA

Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada na ponta, expressa em quilowatts (kW).

ULTRAPASSAGEM FORA DE PONTA

Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada na fora de ponta, expressa em quilowatts (kW).

ULTRAPASSAGEM CONVENCIONAL

Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada na ponta, expressa em quilowatts (kW).

UFER CONVENCIONAL

Unidade de faturamento de energia reativa convencional.

UFER PERIODO RESERVADO

Unidade de faturamento de energia reativa de irrigação.

UFER PONTA

Unidade de faturamento de energia reativa do consumo ponta.

UFER FORA DE PONTA

Unidade de faturamento de energia reativa do consumo fora de ponta.